Notícias

VII FESTIVAL NACIONAL DE SALAME REAFIRMA SUCESSO

As baixas temperaturas não foram empecilho para a comunidade de Marau, região e outras partes do Estado prestigiarem a sétima edição do Festival Nacional do Salame. Estima-se que nos três dias de programação 4 mil pessoas tenham passado pelo Ginásio Jatyr Francisco Foresti, para acompanhar as atrações artísticas e prestigiar as inúmeras opções gastronômicas.

Assumiram o palco na sexta-feira, sábado e domingo, 10 , 11 e 12 de junho, Grupo de dança da APAE; AABB Comunidade, Coral Alegria Franciscana, Grupo Girotondo, Kleu e Gustavo, Banda Prisma, Banda Betanska e a Constante, Coral Santa Cecília, Coral Lazer e Convivência, Grupo Lazer e Convivência, Rodrigo Cavalheiro, ACEFH, Marcelo Bortolini e Banda.

Os expositores responsáveis por agradar o paladar dos visitantes neste ano foram: BRF (frios e embutidos) Vinícola Giaretta (espumantes, vinhos e suco de uva), Rota das Salamarias (vinhos, sucos e embutidos), Lidio Carraro (vinhos e espumantes), Zanin Embutidos (embutidos), Casa Valduga (vinhos e espumantes), Alimentos Ferrari (queijos e embutidos), Vinícola Salton (vinhos e espumantes), Embutidos Malfatti (embutidos), Santo Antônio (embutidos), Cervejaria Solerun (cerveja do Radicci), Petiskow (salgados), Domno do Brasil (vinhos importados e espumantes), Queijos Dariva (queijos), Irmãos Kobelinski (sucos), Santa Clara (queijos e embutidos), Ipar Alimentos (queijos artesanais), Fante (vinhos, sucos e destilados), Tebaldi (salames, copas linguiças), Cantinho do Doce (doces diversos), Piá (lácteos) e Purificata (água).

De acordo com o Presidente da Associação Rota das Salamarias, Eliseu Pol, o Festival neste ano ficou ainda mais “profissionalizado”. “Esta edição foi ainda melhor em termos de organização. A cada ano vamos aprendendo mais, controlamos mais em relação a evitar os desperdícios, profissionalizamos mais neste sentido”. Pol explica que o maior movimento de público foi no sábado e no domingo, e que mesmo com o frio e o momento delicado da economia, as pessoas não deixaram de participar.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Neulcir Barro, também avaliou de forma positiva o festival. "Estamos satisfeitos com a sétima edição do Festival. Ano a ano, com cada vez mais experiência na organização do evento, estamos evoluindo e conseguindo bons resultados. Cada vez mais nosso festival é conhecido na região e no Estado e as pessoas o veem como referência em gastronomia e resgate da cultura italiana. Isso tudo se deve a nossa parceria com a Associação Turística Rota das Salamarias, que não têm medido esforços para divulgar seu trabalho", colocou.

A festa ainda foi abrilhantada pela Rainha da Semana Italiana, Jéssica Pasa. Durante a programação a jovem eleita para representar a cultura italiana de Marau, atendeu ao público presente e posou para fotos.

O encerramento aconteceu às 18h de domingo, com o brinde dos organizadores e foi marcado por manifestações de alívio e felicidade por mais uma edição finalização com êxito. O Festival Nacional do Salame, abriu oficialmente as festividades da XXVIII
Semana Italiana de Marau, que contempla neste ano, diversas atrações até dia 19 de junho.

Mais Notícias

Festival Nacional do Salame

Local do Evento: Ginásio Jatyr Francisco Foresti - Rua Rui Barbosa, esquina com Avenida Barão do Rio Branco - Centro
Marau - RS - Brasil - CEP: 99150-000
Email: festival@festivaldosalame.com.br
Fone: (54)3342-6239