Notícias

Organização faz primeiras avaliações dos três dias do evento que abriu a programação de mais uma Semana Italiana de Marau

Uma festa que cresce em quantidade e qualidade

Pela dedicação de um grupo que trabalha incansavelmente é que, a cada ano, temos um Festival ainda maior. Este evento marauense cresce em quantidade, mas sobretudo, em qualidade". Foram estas as palavras proferidas pelo Prefeito josué Longo em cerimônia que encerrou as atividades do VI Festival Nacional do Salame de Marau.
O evento iniciou na sexta-feira, dia 5 de junho, e já no primeiro dia, conforme estimativa dos organizadores, o crescimento de público foi aproximadamente 30%. Os números oficiais, porém, ainda não foram contabilizados e serão divulgados tão logo forem computados. No entanto, a expectativa de sucesso que se anunciava na abertura dos três dias de programação se confirmou.
"Estamos contentes. Nosso objetivo era dar a Marau, uma festa do tamanho de seu crescimento. São 60 anos de história, 140 anos da imigramção italiana no Rio Grande do Sul e inúmeros motivos para nos orgulharmos de poder oferecer a Marau, à região, ao Estado e ao país, uma festa grandiosa como esta", disse Eliseu Pol, Presidente da Rota das Salamarias, entidade realizadora do evento.
"O VI Festival do Salame atingiu todos os nossos objetivos! O público, que nas edições passadas se concentrou bastante no sábado, ficou mais equilibrado, com uma grande participação na sexta e no domingo também, surpreendendo-nos. Avalio como positivo e como um evento de qualidade, pois foi muito bem aceito pelas pessoas que por ali passaram. Foi uma grande festa do município e, a cada ano, fica maior e melhor", reiterou a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Neiva Schuster.

Três dias de boa comida, música e alegria

O VI Festival Nacional do Salame de Marau foi aberto oficialmente no início da noite de sexta-feira, dia 5. Além do público que começou a chegar cedo no Ginásio Municipal de Esportes Jatyr Francisco Foresti, autoridades e lideranças participaram da cerimônia de abertura que deu início também à programação da 27ª Semana Italiana de Marau. Na ocasião, a Rainha da festa, Victória Tramontina, foi coroada e recebeu a faixa de soberana de sua antecessora, Sabrina Sgabri.
O momento foi marcado também pela presença dos Srs. Vanderlei Ramos do Amaral, Prefeito de Gentil e Presidente da Associação dos Municípios do Planalto, que na data realizou assembleia da entidade em Marau; Valdecir Folador, Presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS - ACSURS, Paulo Wolff, representando a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau, ACIM; Matheus Fernandes da Silva, Presidente do Legislativo de Marau; Sérgio Turra (PP) e Vilmar Perin Zanchin (PMDB), deputados marauenses, representando a Assembleia Legislativa gaúcha; Márcio Turra, Suplente da Senadora Ana Amélia Lemos (PP); Francisco Turra, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, ABPA; Eliseu Pol, Presidente da Rota das Salamarias; Neiva Schuster, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Marau; Odolir Bordin, Vice-prefeito de Marau, e Josué longo, Prefeito de Marau. A solenidade inicial contou ainda com a presença de Carlos Alberto Tonial, Gerente da unidade da BRF de Marau, representando a companhia, co-realizadora do Festival, e também do Prefeito da cidade italiana de Isola Vicentina, Francesco Enrico Gonzo.
No sábado, pelo sexto ano consecutivo, os visitantes do Festival do Salame puderam tirar fotos, ganhar autógrafos e se divertir com o humorista Iotti, criador do personagem Radicci, garoto propaganda do evento. São do cartunista, os desenhos que concorreram na escolha do mascote do Festival. Durante os três dias, o público votou em seu mascote preferido. Confira nas páginas do jornal Folha Regional qual dos três desenhos foi o escolhido.
Nas páginas extras da edição de hoje, bem como no caderno Folha News, confira alguns registros fotográficos do evento.

2015 06 16

Mais Notícias

Festival Nacional do Salame

Local do Evento: Ginásio Jatyr Francisco Foresti - Rua Rui Barbosa, esquina com Avenida Barão do Rio Branco - Centro
Marau - RS - Brasil - CEP: 99150-000
Email: festival@festivaldosalame.com.br
Fone: (54)3342-6239