Notícias

Marau se prepara para o VI Festival do Salame

A produção de carne suína em Marau ajuda a contar a história do município. Uma das principais fontes de renda familiar nos anos 20, o salame, fez crescer em torno de si, uma tradição que virou festa. Assim, todos os anos, desde 2010, a Rota das Salamarias, com apoio da Prefeitura Municipal, promove o Festival Nacional do Salame de Marau. Este ano, a programação acontece de 5 a 7 de junho, no Ginásio de Esportes Jatyr Francisco Foresti. O lançamento do evento foi realizado na noite de sexta-feira, dia 15, no Casa Camera Ristorante, com a presença de patrocinadores, realizadores e veículos de comunicação de Marau e da região.

Este ano, a festa faz parte da programação do 60º aniversário de Marau e tem como co-realizadora, a BRF, representada na cerimônia de lançamento pelos gerentes das Unidades de Suínos e de Aves, Dinassir Girardi e Laércio Malacarne.

Os pronunciamentos da noite iniciaram com a Rainha da 26ª Festa Italiana, Sabrina Sgarbi, e sua sucessora, Victória Tramontina, Rainha da Festa deste ano. Em seu discurso, o Presidente da Rota das Salamarias, Eliseu Pol, falou sobre a alegria de estar na reta final dos preparativos para os três dias de festa: "a cada ano, o Festival amplia o potencial de divulgação da Rota das Salamarias, suas propriedades e produtos. Isso nos deixa muito motivados", reiterou. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Marau, Neiva Schuster destacou que a missão da equipe organizadora é promover o melhor Festival: "não estamos medindo esforços. Também é nossa tarefa desenvolver ações em conjunto com a sociedade e com o setor produtivo e permitir que todos tenham voz ativa e seus méritos compartilhados".

De forma conjunta, os deputados de Marau protocolaram dois projetos de lei em prol do Festival Nacional do Salame. As proposições atribuem ao evento status de relevante interesse cultural para o Rio Grande do Sul, além de inseri-lo no calendário oficial de eventos do Estado. Na solenidade de lançamento, os parlamentares estiveram representados por seus assessores. Felipe Fontanella representou Sérgio Turra (PP) e Naura Bordignon representou Vilmar Perin Zanchin (PMDB). Também se pronunciaram os senhores Silvio Borghetti, represetando a Câmara de Vereadores de Marau, e Antônio Luiz Oneda, Presidente da ACIM (Associação Comercial, Industrial, serviços e Agropecuária de Marau). O Prefeito de Marau, Josué Longo, encerrou os discursos, confirmando o início das obras de pavimentação de trecho que perpassa as propriedades da Rota das Salamarias e garantiu: "É só o início. Já estamos encaminhando projeto para ampliar a pavimentação".

Nesta edição, 26 expositores colocarão seus produtos à disposição dos visitantes do Festival. A meta é que o número de visitantes tenha um encremento de 20%. No ano passado passaram pelo Festival do Salame mais de 5 mil visitantes. Na edição do dia 3 de junho, confira publicação especial do Folha Regional sobre o evento de 2015.

Mais Notícias

Festival Nacional do Salame

Local do Evento: Ginásio Jatyr Francisco Foresti - Rua Rui Barbosa, esquina com Avenida Barão do Rio Branco - Centro
Marau - RS - Brasil - CEP: 99150-000
Email: festival@festivaldosalame.com.br
Fone: (54)3342-6239